TaeKwonDo

O que é Taekwondo?


O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal e também um esporte olímpico, fazendo parte nas olimpíadas de Seul em 1988 como esporte de exibição e em 2000 tornou-se um esporte olímpico oficial, fazendo parte do quadro de medalhas.

Criado na Coreia e com raízes milenares, o Taekwondo trabalha o condicionamento físico, flexibilidade, concentração e equilíbrio corporal e mental. Os princípios do Taekwondo são:

Cortesia | Integridade | Perseverança | Auto-Controle | Espírito indomável

Todos os praticantes devem ter estes princípios em mente e de tal forma podem contribuir para um mundo melhor e mais pacífico, respeitando todos da mesma forma com que exige que o respeitem.

Confira Nossos Horários (início das aulas):

Segunda / Quarta e Sexta: 17h | 18:40h | 19:50h | 21h

Terça e Quinta: 09:50h
| 11h às 11:40h (horário Taekwondo Kid - para crianças de 03 a 05 anos)


SAIBA MAIS SOBRE O TAEKWONDO:


EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA






















Δ Voltar ao topo

COMPONENTES DO TAEKWONDO

O Taekwondo exige um bom preparo físico, incluindo flexibilidade, impulso, agilidade e soltura da cintura. O Taekwondo tradicional praticava método similar a ginástica e Yoga, hoje é utilizado um método mais moderno, acompanhado junto de estudos científicos e medicina desportiva, principalmente nos países que lideram a nível internacional como; Coréia; Estados Unidos e Países da Europa.

KIBON DONG JAK (Movimentos Básicos)

Aperfeiçoamento básico para iniciantes e intermediários, o treino é fundamental para obter a postura correta e progresso no desenvolvimento. Tanto as mãos como os pés são utilizados para movimentar, ficar em pé, suportar o peso, erguer, socar, chutar, pular e até bloquear.

Base: Como sabemos todos os movimentos só podem ser realizados quando o corpo está sob controle e equilíbrio, especialmente no Taekwondo que exige agilidade e flexibilidade. O chute é usado freqüentemente, portanto devemos saber a melhor posição básica para manter o equilíbrio, distribuir e controlar o peso do corpo.

Chute O Taekwondo possui melhores técnicas de chute, como diz o slogan “a luta dos homens voadores”. As vantagens dos chutes é que podem ser executados a uma distância maior que um golpe de punho.

POOM-SE (Sequência de Movimentos)

“Poomse” é uma combinação de movimentos básicos de ataque, defesa e chute com um ou mais adversários imaginários, executado em vários tipos de bases. Para exercitá-lo efetivamente mesmo sem o instrutor, o praticante deve praticá-lo, de acordo com as formas corretas pré-definidas.

KYORUGUI (Combate)

O “Kyorugui” é um estágio do treinamento do Taekwondo, no qual os alunos aprendem técnicas ofensivas e defensivas, tirando o máximo proveito de todos os tipos básicos de movimentos de pés e punhos.

O Taekwondo é esporte olímpico devido a seus belos chutes, habilidade física, técnica e tática, altamente disciplinar e pelo desenvolvimento do regulamento da competição. Você pode adquirir mais conhecimentos através do livro “Taekwondo Competição - nas trilhas do ouro nas olimpíadas” 1° livro em português, especializado em competição, escrito pelo Mestre Yeo Jun Kim da Academia Liberdade.

KYOC-PA (Técnicas de quebramento)

Através da prática do Taekwondo, um corpo frágil ganha muito mais agilidade, flexibilidade, técnicas suaves em harmonia com a força interna. A força, técnica, habilidade da arte e beleza são resultados demonstrados no Taekwondo. Para se quebrar uma tábua, um tijolo ou uma telha, no Taekwondo, o lutador deve concentrar sua mente e seu alto poder em tais objetos.

HOSINSUL (Técnicas de defesa pessoal)

Aperfeiçoamento para executar as técnicas de defesa pessoal após defender ou esquivar-se de ataque do inimigo. Isto pode ser usado nos momentos de emergência que possa ocorrer, ou em qualquer momento com você nas ruas, tanto para mulheres ou homens. Hoje em dia a criminalidade e os perigos das ruas estão aumentando cada vez mais. Você poderá adquirir confiança em si ao praticar TKD. A procura e prática do Taekwondo pelas mulheres é grande e está crescendo cada vez mais.

RESPIRACÃO E KIHAP

Na arte do Taekwondo, o praticante deve aprender a respirar de forma correta para concentrar sua mente e fortalecer o corpo. Inspirar, expirar ou segurar o ar corretamente durante os movimentos, dá o diferencial na potência dos golpes que você aplica ou quando se é atingido.

O Kihap é uma tentativa ou demonstração de força interna através de grito, o grito é indispensável para aumentar a explosão nos golpes que se vai aplicar e ao mesmo tempo absorver ou minimizar os golpes recebidos pelo adversário, “Ki” significa energia, força, determinação. “Hap” significa união ou harmonia.

COMPETIÇÕES

Atualmente o Taekwondo é Esporte Olímpico e os praticantes se preocupam e se interessam muito sobre as competições.

Hoje são realizadas inúmeras competições internacionais e estes são classificados como Kyungki-Taekwondo (Taekwondo-competição ou esporte Taekwondo) e Mudo Taekwondo (Taekwondo arte marcial ou tradicional).

O “Kyungki”-Taekwondo de forma global, poderá ser dividido em 3 (três) partes : “Kibon dongjak” (movimentos básicos), “Poomse” (formas) e “Kyorugui” (combate). Hoje está sendo desenvolvida competição de Poom-se e quebramento, além do combate. Taekwondo é um esporte completo, que utiliza todos os músculos e ligamentos, satisfazendo o corpo com todos os exercícios necessários para o corpo humano. Ajudando-o assim a desenvolver equilíbrio e progredir; obtendo com isso físico e mente saudáveis.

Todos os países realizam competições nacionais e estaduais com as seguintes finalidades: divulgar o Taekwondo, satisfazer os praticantes, formar as seleções para melhorar, aprimorar e promover o intercâmbio das técnicas.

A Confederação Brasileira de Taekwondo Interestilos (CBTI) promove as seguintes competições:

 Kyorugui: Competição de lutas (individual; dupla; e equipe de 3 ou 5);

 Poom-se: Competição de Formas (individual ou grupo) pode ser feita com música;

 Changjac Poomse (Poom-se criativo feito pelo próprio Kyoc fa): Campeonato de quebramento (altura; distância; potência; e precisão);

 Taekwondo Dance Taekwondo Cárdio-aeróbico (individual e grupo);

 Miss TKD: Competição de beleza feminino, criada e iniciada aqui no Brasil;

 Kihap: Competição de determinação e concentração.

Para a elite do Taekwondo, é uma honra servir a pátria nas competições internacionais, subindo ao pódio com a bandeira e o hino, representando seu país. Enchendo o peito de orgulho em tal momento.

Δ Voltar ao topo

KYORUGUI

Conhecido como Kyorugui, a luta é um confronto de habilidades técnicas, porém, são adotadas regras padronizadas mundialmente que visam preservar a integridade física dos seus praticantes.

Os competidores usam proteção na cabeça, antebraço, canela, genital, tronco e protetor bucal, e em todas as competições a presença do médico é obrigatória. Os atletas se confrontam em uma área interna de 10x10m.

Homens e mulheres competem separados por categorias: homem contra homem e mulher contra mulher. O interesse feminino é crescente em virtude dos grandes benefícios trazidos à quem o pratica.

A diferenciação dos atletas é feita nas lutas através das cores azul (chang) e vermelho (hong), estampadas nos protetores de tórax (hogu) dos competidores. As lutas são disputadas em 3 rounds de 3 minutos cada, por um minuto de descanso. Cada atleta se apresenta com os devidos equipamentos de proteção obrigatórios nas competições e os pontos são marcados pelos três árbitros laterais. No centro do ringue fica o árbitro central.

Ao árbitro central compete acompanhar de perto todos os movimentos executados durante o confronto, aplicando as penalidades por atos ilegais executados. Vence o atleta que obtiver mais pontos. A cortesia é um dos princípios básicos existentes neste tipo de luta. Qualquer pessoa pode constatar assistindo à uma competição. Antes da luta, os atletas se cumprimentam. Após o resultado, cumprimentam-se os técnicos. Qualquer ato de indisciplina e desrespeito o atleta será penalizado, podendo até ser desclassificado.

Não é permitido:

X Empurrar

X Atacar o adversário caído

X Soco na área do rosto

X Chutar abaixo da cintura ou conduta violenta


Jovens e crianças também disputam as competições, que se realizam a nível regional, nacional e internacional. As disputas acontecem separadas por graduação (cor da faixa) e categoria de peso.

As lutas são divididas por tempo denominado "round", com intervalo para que os competidores possam se recuperar fisicamente e receber orientação do seu técnico (não sendo também permitido ao técnico qualquer atitude que transgrida as regras e princípios desta modalidade).

O Tae Kwon Do é praticado atualmente por mais de 160 países, sendo um dos esportes olímpicos mais bem aceitos no mundo. No Brasil chegou em 1970, sendo implantado na academia Liberdade, em São Paulo. E, desde então, vem cada vez mais conquistando um extraordinário número de praticantes em nosso país.

A entidade que regulariza a sua prática é a Confederação Brasileira de Tae Kwon Do, única entidade reconhecida pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro.

A primeira competição mundial foi organizada pela Associação de Tae Kwon Do da Coréia - foi em Kukkiwon, em Seul - com a participação de 200 competidores de 19 países, de 25 a 27 de maio de 1973.

Δ Voltar ao topo

KIOPÁ

Como é possível um homem franzino ter um poder de destruir várias tábuas, tijolos e telhas simplesmente com os pés ou com as mãos?

Esta é uma pergunta muito freqüente das pessoas após assistir uma demonstração de Taekwondo.

Na realidade o que se vê ali é o verdadeiro domínio do corpo e da mente. É importante frisar que para executar tais técnicas o praticante não precisa se valer de um físico avantajado.

Para aprimorar esta técnica, o praticante se submeterá a um treinamento específico que geralmente tem início no 2°. gub, orientado por um instrutor, que consiste de treinamento físico e mental.

Gostaríamos de ressaltar que as técnicas de kiokpa faz parte integrante como conteúdo da modalidade, inserindo-se no próprio processo de desenvolvimento e graduação do praticante. Como todas as técnicas do Taekwondo, que visam a preparação global do indivíduo no sentido da máxima eficácia e dos benefícios mútuos já referenciados.

Formas de quebramento:

 Mãos, pés, cotovelos, canela e cabeça.

O que é necessário?

 Velocidade

 Força

 Concentração

 Rotação (quadris)

Treinamento mental:

A atitude mental é muito importante antes de realizarmos qualquer ação em nossa vida. Toda ação começa em nossa cabeça. Temos uma forte tendência a transformar-nos e ser cada vez mais aquilo que apreciamos e prezamos. E constantemente desejamos sermos diferentes daquilo que odiamos, desprezamos e negamos.

É importante, momentos antes de executar o quebramento, que se tenha uma atitude mental positiva.

É possível também que o atleta tenha medo antes de realizar o quebramento. Por isso, no início das técnicas de KIOKPA, é aconselhável cobrir as telhas nos quebramentos de mão com uma toalha.

Preparação e Finalização:

Ao arrumar e empilhar as telhas no caso de quebramento com as mãos, o praticante deverá observar se as telhas não se encontram em falso, caso estejam, poderá prejudicar o quebramento. Sem conversar com ninguém, o praticante deverá se inspirar e se voltar para dentro, e focar somente o centro das telhas. O espaço a ser percorrido pelo braço deverá ser o dobro da altura dos objetos a serem quebrados.

Materiais usados no quebramento:

 Tijolos, telhas, tábuas, frutas e garrafas.

Material para treino:

 Almofadas, toalhas e talion.

Conselhos úteis:

 O treinamento de kiokpa deverá ser conduzido por um instrutor.

 Deverá haver silêncio no local do treinamento.

 Quando empilhar as telhas no chão, tome cuidado para não balançar no momento do impacto - isto pode prejudicar a propagação.

 O espaço percorrido pelo braço deverá ser o dobro da altura das telhas empilhadas.

 Usar o movimento do quadril no momento do impacto (rotação).

Conclusão:

 Determinados golpes de cima para baixo no quebramento de telhas de mão fechada chegam a 15 metros por segundo 54 km por hora.

 Um punho que pese 700 gramas pode adquirir uma força igual a 450 vezes o seu peso.

Δ Voltar ao topo

POOMSE

O poomse é um conjunto de movimentos de defesa e ataque pré-programados em várias direções, conhecido como uma luta imaginária contra vários adversários imaginários. Os poomses são as formas adotadas pela WTF: poomses taeguk e os poomses palgwes e 9 poomses superiores. Na ITF, essas formas são conhecidas como TULS ou HIANS. Em outras artes marciais, também temos a prática de seqüências pré-programadas, sendo que cada uma conforme a sua origem. No karatê se chama Kata, no Kung fu se chama Kati.

No início da história do homem, os movimentos eram utilizados para representar de que forma o homem via e percebia o mundo. E ficaram registrados, conforme achados arqueológicos que demonstram de que forma essas pessoas viviam. A expressão corporal, gestos e movimentos ficaram perpetuados por civilizações mais antigas.

A pratica de movimentos pré-programados de ataque e defesa na Coréia eram muito comuns no reino de Koguryo. Existem registros de sua prática entre os anos 37AC e 688DC. Durante esse período, era praticado por todas as classes e era muito apresciado pela nobreza e pelos soldados que praticavam coletivamente ou individualmente em busca do aprimoramento da mente e do corpo e também como estratégia de defesa diante das ameaças externas.

Conforme figuras de pedra achada na parede do templo de Kyonju, e entre outros achados arqueológicos, estas demonstram gestos e posições que resultaram na combinação de movimentos preestabelecidos e praticados dos poomses que é também um mecanismo para reconhecimento de antigos conceitos dos coreanos. Ao executar o poomse, estamos também trazendo para o presente, gestos e movimentos que através da expressão corporal demonstra a luta e a trajetória de um povo em busca de seu desenvolvimento. Podemos dizer que o poomse provê um mecanismo para a preservação dos movimentos históricos e também um repositório para as habilidades praticadas no Taekwondo.

DICAS PARA O APRIMORAMENTO DO POOMSE 1. Antes de realizar o poomse, feche os olhos e execute-o mentalmente

2. Inicie o poomse em lados diferentes

3. Observe o tempo do poomse

4. Para melhor assimilação, treine da seguinte forma: primeiro execute o movimento 1, depois o 1 e o 2, depois inicie novamente fazendo os seguintes movimentos: 1,2,3, depois 1,2,3,4, e assim por diante

5. O espelho é de excelente ajuda para quem vai treinar o poomse.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO POOMSE

 Lateralidade

 Estruturação espacial

 Exteriorização

 Psicomotricidade

ESTUDOS

Segundo estudos feitos pelo Dr. Thomas Seabourne, professor e medico de Houston - EUA, os atletas que praticam artes marciais e treinam formas imaginárias de ataques e defesas possuem maior poder competitivo em relação àqueles que não usam técnicas mentais. Segundo o Dr. Thomas, após seis semanas de prática os estudantes demonstraram uma significante redução de ansiedade e nervosismo durante as competições.

Conclusão: os estudos foram realizados com oito estudantes da universidade estadual do Texas. O esporte também é mental - diz o doutor - sem ansiedade ou nervosismo, as chances de um bom resultado são maiores e a prática de exercícios mentais, como a luta imaginária, propicia este quadro.

COMPETIÇÃO

As competições de poomse são realizadas por equipe ou individual. Para se consagrar campeão, o competidor deverá executa-lo com concentração, demonstração de atitude real de combate com dinamismo, coordenação e precisão. Por equipe, ele deverá ser realizado de forma sincronizada.

NOME DOS POOMSES E FAIXAS CORRESPONDENTES (WTF)

10º gub - faixa branca Poomse: Saju ap tghagui

9º gub - faixa branca / ponta amarela Poomse: Saju Tchirugui

8º gub - faixa amarela Poomse: Taeguk IL Jang

7º gub - faixa amarela / ponta verde Poomse: Taeguk I Jang

6º gub - faixa verde Poomse: Taeguk Sam Jang

5º gub - faixa verde / ponta azul Poomse: Taeguk sa Jang

4º gub - faixa Azul Poomse: Taeguk O Jang

3º gub - faixa Azul / ponta vermelha Poomse: Taeguk Iuk Jang

2º gub - faixa vermelha Poomse: Taeguk Tchil Jang

1º gub - faixa vermelha / ponta preta Poomse: Taeguk Pal Jang

TAEGUKS

Os Taeguks simbolizam os elementos da natureza. Representam os princípios da criação do cosmo e a forma de viver do homem:

 Tae – início

 Guk – eternidade

 O Taeguk é constituído de um círculo que representa o infinito e pelo positivo e o negativo (ying, yang).

Taeguk IL JANG - Criação (Céu):

 Este poomse representa o início, Representa a força criativa que habita todas as formas.

 A criação, os raios de luz do céu em todas as direções, ao apresentar as técnicas mais básicas do Taekwondo.

 É a partir dela que todos os próximos taeguks irão se formar.

Taeguk I JANG - Alegria:

 Representa a serenidade e a virtude. Simboliza a imagem da alegria com a qual se vai construindo.

 Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.

Taeguk SAM JANG - Fogo:

 Simboliza todo o calor, esperança e vitalidade que nos dão o Sol e o fogo.

 Nos dá energia, nos ensinando a estar preparados. Os seus movimentos são de poder, tal como os símbolos que representa.

Taeguk SA JANG - Trovão:

 Este poomse evoca o perigo e o receio que traz uma tempestade, que começa tão repentinamente, assim como acaba, deixando o céu limpo.

 Nos dá a coragem para enfrentarmos o medo interno de forma equilibrada. A sua seqüência de técnicas nos ajuda a agir com calma face ao perigo, até que este, assim como um trovão, passe.

Taeguk OH JANG - Vento:

 Este taeguk simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo.

 Este, apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.

Taeguk YUK JANG - Água:

 Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso.

 Este poomse nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.

Taeguk TCHIL JANG - Montanha:

 Simboliza a montanha, estável, tranqüila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a consciencializar e a avaliar quando começar e quando parar.

 Este poomse incentiva-nos não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas ensina-nos também a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.

Taeguk PAL JANG - Terra:

 24 movimentos.

 Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Pal chang simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver.

 Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo.

GRADUAÇÃO SUPERIOR

Nome dos Poomses e graduação correspondentes (faixa Preta do 1º ao 10º Dan):

 1º Dan - Koryo

 2º Dan - Kumgang

 3º Dan - Taebaek

 4º Dan - Pyongwon

 5º Dan - Sipjin

 6º Dan - Jitae

 7º Dan - Chonkwon

 8º Dan - Hansu

 9º Dan - Ilyeo

SIMBOLISMO

Koryo:

Este poomse de 1o. Dan simboliza um homem instruído que é caracterizado por um espirito marcial forte, como também é o nome de uma das antigas dinastias da Coréia Esta dinastia ficou famosa pela valentia de seu povo que derrotou os mongóis.

Kumgang:

Poomse de 2o. Dan, a Montanha de Kumgang na península coreana, que é considerada como o centro de espírito nacional e o "Kumgang" - o guerreiro de Yeoksa, nomeado por Buda - representa o guerreiro mais poderoso. Simboliza a solidez. É como um diamante que não pode ser quebrado Técnicas novas introduzidas neste poomse são batason-tok-tchigi, Kumgang-maki, san tul-maki, e o rak-dari-sagui.

Taebaek:

Poomse de 3o. Dan, o nome de uma montanha com o significado de "montanha luminosa", onde Dangun, o fundador da nação coreana, reinou no país. E a montanha luminosa simboliza a santidade da alma e o pensamento de Dangun, que fundou a Coréia há 4300 anos. Esta seqüência também está associada com a luz.

Pyongwon:

Pyongwon significa "planície". É a fonte de vida para todas as criaturas e o campo onde os seres humanos vivem a vida.

Sipjin:

Sipjin derivou do pensamento de longevidade que defende que há dez criaturas de vida longa. São estes: 2 corpos celestes, 3 recursos naturais, 2 plantas e 3 animais. Tudo que dá fé aos seres humanos, esperança e amor. O poomse Sipjin simboliza essas coisas.

Jitae:

Jitae significa: "Um homem que se levanta no chão com os dois pés, examinando o céu". O homem na terra representa o modo de lutar para mudar a vida humana. O poomse simboliza vários aspectos que acontecem no curso da luta do ser humano para existência.

Chonkwon:

Chonkwon significa "O grande Céu", que é a origem de toda a criatura e o cosmo. Sua competência infinita significa a criação, mudança e conclusão.

Hansu:

Hansu significa: "A água é a fonte da vida e cultiva todas as criaturas". Hansu simboliza o nascimento de uma vida, crescimento, força e fraqueza, magnanimidade e harmonia, adaptabilidade. Deveriam ser praticadas ações suavemente como água, mas continuamente, como uma gota de água que junta para fazer um oceano.

Ilyeo:

Ilyeo quer dizer: "O pensamento do grande budista da Dinastia de Silla", que é caracterizado pela filosofia da mente (espírito) e do corpo (matéria). O poomse Ilyeo representa a harmonização do espírito e do corpo, que são a essência da arte marcial; um treinamento longo, com vários tipos de técnicas e cultivo espiritual, para a conclusão da prática do Taekwondo.

Δ Voltar ao topo

Faixas WTF

(Federação Mundial de Taekwondo): Personalização da Faixa, Poom e Dan. A WTF criou uma tabela para personalização das Faixas dos praticantes de nível Poom e Dan, os símbolos baseados nos 8 (oito) trigramas (parl gwae) e Taegeuk identificam os praticantes de 1º ao 4º Poom e do 1º ao 9º Dan. Originalmente criado para as competições de Poomsae, não deixa de ser uma nova opção para os praticantes que desejam personalizar sua faixa de uma forma diferente a das "listrinhas". Os símbolos devem ficam na ponta direita da faixa.

Saiba mais sobre os graus de aperfeiçoamento na caminhada do praticante de Taekwondo, clique aqui.

TAEKWONDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Veja também, como o Taekwondo contribui com o desenvolvimento motor das crianças, clique aqui.

Uma das principais questões discutidas no meio educacional é a qualidade do ensino. Ocorrendo este nas salas de aula, escolinhas de esporte ou qualquer outro meio onde os processos de ensino e aprendizagem estejam presentes. Mas, como proporcionar um ensino de qualidade aos nossos alunos?

Em um primeiro momento destaca-se como foco principal do processo educacional o ALUNO. Enquanto professores, temos que ter o cuidado de levar em consideração vários aspectos como o respeito às diferentes classes sociais, etnias, sexos, culturas, ritmos de aprendizagem e, acima de tudo, o respeito à individualidade.

Em qualquer lugar onde temos envolvidos o ensino e a aprendizagem, nos deparamos com o Educar. Educa-se para a autonomia, para a socialização, para uma formação que desenvolva nos alunos atitudes críticas e criativas e queos leve a amplas vivências motoras.

Nesta perspectiva de Educação, ressaltamos o papel das academias e escolinhas de Taekwondo como um local de vivências úteis aos educandos. Vivemos hoje, uma educação não somente pautada na aquisição de conhecimento, mas no desenvolvimento do indivíduo como um todo!

Do ponto de vista sócio-afetivo, as escolinhas (academias) contribuem para a construção de uma auto-imagem positiva, na construção do saber conviver em grupo, de reconhecer as diferenças e respeitá-las.

Do ponto de vista cognitivo, as escolinhas (academias) deve oportunizar o aluno a conhecer para construir seus próprios conceitos através da observação, da vivência, dos desafios que podem ser associados ao seu mundo real.

Do ponto de vista motor, a escolinhas (academias) deve oportunizar as crianças com vivências motoras variadas, explorando movimentos, objetos e o espaço físico. Não temos como trabalhar com crianças, sem simultaneamente valorizar estes aspectos de forma individual e em grupo, pois estas vivências, dentro do contexto, auxiliarão as crianças na construção de valores, atitudes e bons hábitos, além de um repertório motor amplo.

As escolinhas e academias de Taekwondo têm por objetivos a aprendizagem do movimento através do movimento, além de promover a socialização e interação entre os alunos de forma a vivenciarem o máximo possível de experiências motoras de forma orientada, sem deixar de priorizar a ludicidade e a criatividade do aluno.

Muito se discute sobre os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Taekwondo Infantil. Neste sentido, acreditamos que Tudo é possível ser trabalhado nas aulas. Então, o que trabalhar nas aulas de Taekwondo Infantil? Os movimentos fundamentais como correr, saltar, arremessar, chutar, quicar, receber, rolar, elevar o joelho... As capacidades coordenativas como reação, ritmo, equilíbrio, acoplamento, diferenciação, mudança, orientação. Destacam-se ainda os temas transversais proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais “PCN” como trabalhar com os alunos noções de higiene, sexualidade, ecologia, festas populares, festas folclóricas, datas cívicas... Outros conteúdos como os jogos, brincadeiras e o resgate das brincadeiras antigas culturalmente vividas pelos alunos. Além das atividades livres que objetivam proporcionar a criatividade e a autonomia motora do aluno.

Os conteúdos na educação infantil são tão ricos que independem da sofisticação dos materiais didáticos, dos espaços físicos adequados. O conhecimento do professor que atua nesta área é o recurso essencial para o desenvolvimento adequado dos alunos.

Provavelmente, as aulas de Taekwondo Infantil promovem o primeiro contato da criança com o movimento orientado. Ela não visa treinamento, tampouco rendimento técnico-tático. Tem por princípios o respeito às faixas etárias, adequando as atividades ao nível de desenvolvimento no qual o aluno se encontra além da interação sem distinção de raça, sexo e classe sócio-econômica. Trata-se de uma disciplina de caráter educativo que objetiva a aprendizagem do movimento, promover as relações interpessoais, a auto-estima, a autoconfiança, valorizando o que o indivíduo é capaz de fazer frente às suas limitações pessoais.

Partindo das abordagens citadas anteriormente, torna-se clara a importância do profissional que atua com o Taekwondo na educação infantil. Sendo que, a postura do professor deve, acima de tudo, estar baseada no domínio dos componentes didático-pedagógicos relacionados aos conteúdos, metodologia, planejamento e avaliação, bem como o conhecimento do universo do aluno.

A qualidade da educação também depende da instituição educacional, a qual deve ter bem claro o papel da atividade no seu projeto político-pedagógico, como proporcionar condições adequadas para que o ensino.

Destaca-se, ainda, o Taekwondo como uma atividade rica em conteúdo, que além de desenvolver várias formas de vivências motoras, é capaz de trabalhar com os alunos a disciplina, o respeito a regras, o respeito ao corpo e principalmente, o respeito ao próximo, no caso, o adversário. "Respeito" é o que está faltando de forma geral em todos os segmentos sociais.

Cabe ao professor reconhecer no Taekwondo os conteúdos específicos da educação infantil, como os movimentos fundamentais, as capacidades coordenativas, as habilidades básicas, dentre outros componentes como a socialização sem discriminação de rendimento. Dentre um dos pontos mais importantes, a responsabilidade do professor de não atribuir ao Taekwondo uma forma de defesa pessoal a ser utilizada quando necessário, mas a prática que permita a vivência de experiências motoras diversificadas, bem como a própria promoção de saúde e qualidade de vida.

Ao nos referirmos à qualidade da educação, nas academias ou nas escolinhas de esportes, dificilmente não voltamos nossa crítica a atuação do professor. Nosso aluno é resultado do que plantamos enquanto professores. Nosso aluno leva para sua vida pessoal e profissional o exemplo de caráter, responsabilidade e dignidade que apresentamos a eles enquanto professores. Independente da qualidade de sua formação acadêmica, do material didático disponível, do espaço físico reservado para sua intervenção, faça de você, professor, o principal instrumento para que o ensino e a aprendizagem ocorram com qualidade. Domine os conteúdos de sua área, respeite seus alunos, saiba aplicar suas atividades do simples para o complexo, leve seu aluno a explorar ao máximo seus movimentos. Mas, jamais deixe de atribuir o caráter educativo nas suas ações enquanto professor.

Δ Voltar ao topo

TAEKWONDO PARA MULHERES

Ao se pensar no motivo pelo qual cada vez mais mulheres procuram uma arte marcial para praticar, logo se pensa que esse motivo é a defesa pessoal. E é mesmo, só que não é somente para isso.

Todos os dias além de situações altamente perigosas como assaltos e agressões, as mulheres são potenciais vítimas de diversos tipos de agressão verbal, como as piadas de mau gosto, o famoso "apalpão" e por vezes chegam a tentativas de estupro. Felizmente que isto não é habitual nas nossas cidades, pelo menos não tanto a ponto de que tenhamos que nos defender fisicamente.

Mas é claro que se isso acontecer, queremos e devemos estar preparados e com a mente aguçada, para reagir de forma mais adequada. E este por si só é um bom motivo para praticar o Taekwondo.

Mas além deste motivo inconveniente, existem outros igualmente convincentes. Um deles é que a prática sistemática do Taekwondo, com seus exercícios, sua disciplina e toda a sua filosofia de vida, torna a mulher mais forte, segura de si, saudável, cheia de energia e absolutamente autoconfiante.

Tudo isso é conseqüência do trabalho físico e mental do Taekwondo. E toda essa filosofia e os seus resultados, a mulher transfere para sua vida quotidiana, ajudando-a a ser mais firme e forte nas suas decisões e opções, desenvolvendo a auto - estima. Os exercícios modelam seu corpo, e todos sabemos que uma mulher se gosta de seu corpo e o acha bonito, é mais segura de si e mais autoconfiante, o que faz sentir-se mais feliz.

É claro que o Taekwondo por si só não vai resolver todos os nossos males. Mas pode ajudar-lhe porque a felicidade, o nosso bem-estar é feito de pequenas coisas, pequenos pedacinhos, como trabalhar com o que a gente gosta, viver com as pessoas que a gente ama, conversar com amigos, ler um bom livro, fazer ginástica, caminhar, passear, viajar e tantas coisas mais.

Tudo isso são pedacinhos da nossa vida. Talvez o Taekwondo seja o pedacinho que está faltando na sua vida.

Δ Voltar ao topo

OBJETIVO DO TREINAMENTO DE TAEKWONDO

O Taekwondo é uma arte marcial que tem no seu objetivo treinamentos para tornar uma pessoa digna e respeitada pela sociedade. Além de adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, com grandes benefícios na sua maneira de viver, adquirindo disciplina, respeito e humildade. Oferece mais confiança, competitividade com perseverança e o faz ter um espírito construtivo e positivo.

Tendo corpos saudáveis, dispostos, disponíveis e cheios de energia, o homem poderá assim ter uma vida construtiva e atitude positiva. Atitude positiva é resultado de combinação entre pensar positivamente, olhar positivamente, falar positivamente e agir positivamente.

Seja qual for a finalidade da prática do Taekwondo, por vários motivos ele é e já foi aprovado pelos seus benefícios:

 Defesa pessoal;

 Condicionamento físico e controle de peso;

 Relaxamento ou eliminação do “stress”;

 Conhecimento da história ou do pensamento, e da cultura oriental;

 Representar sua pátria no pódio em eventos internacionais, ou até mesmo, a ambição de ser um campeão Olímpico;

Isto até poderá ser benéfico para os adultos, mas as vantagens são para as crianças:

 Coordenação motora e concentração (melhorar a atenção);

 Confiança e pensamento positivo;

 Disciplina, humildade e respeito aos mais velhos;

 Desenvolvimento físico, evitando a perda da forma física.

Δ Voltar ao topo

EXAME DE FAIXA

O Exame de Faixa é uma avaliação sobre o processo de desenvolvimento do nível técnico e do comportamento do aluno. Portanto, não se pode basear a promoção para a faixa seguinte sem que o aluno tenha adquirido um nível razoável de técnicas, conhecimento, desempenho escolar e de comportamento. A cada etapa da graduação, haverá técnicas cada vez mais aprofundadas.

NORMAS BÁSICAS DA GRADUAÇÃO:
  1. 1. O propósito é ordenar todas as graduações de maneira justa, imparcial e generalizada, assegurando a padronização nacional e estimulando as graduações dos praticantes;
  2. 2. A organização do exame de faixa colorida e seu credenciamento ficam de responsabilidade das entidades estaduais pelo seu departamento de graduação;
  3. 3. A banca examinadora confere os seguintes itens do aluno: visão, ki-Rab, velocidade, força, equilíbrio, postura, base, resistência, flexibilidade, impulsão e precisão;
  4. 4. O aluno deve estar vestido impecavelmente com Do Bok oficial, emblemas em ordem e a faixa no comprimento recomendado;
  5. 5. O aluno deve providenciar junto de sua academia a entidade a que se filiará;
  6. 6. O aluno é obrigado a saber todas as etapas anteriores até o da sua faixa atual;
  7. 7. Cumprimentar os mestres e professores examinadores em qualquer circunstância;
  8. 8. Implica em suspensão ou expulsão aos que cooperam com a má – fé, como falsificar certificado ou ser examinado sem o devido credenciamento.
  9. Δ Voltar ao topo